sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A ilusão da Ryanair


Antes de começar, vou ser justa: sim, é possível viajar barato (e muito!) pela Ryanair. Mas o que eu quero contar aqui é minha frustação constante frente à um sistema que me disseram que era quase que perfeito. É assim: você coloca o site na sua página inicial e fica de olho nas promoções que eles anunciam freneticamente, como esses 9 euros da imagem aí de cima. Acontece que, não é verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A compra da passagem se faz em uma série de etapas:
1. Você "escolhe" o dia. No anúncio eles dizem o período em que você pode fazer sua reserva, e o período em que poderá viajar. Os dois são meias-verdades. Tanto os preços permanecem um tempo depois do prazo, quando você não tem o período todo que eles anunciam (por exemplo de 1º de novembro a 1º de janeiro). Segue basicamente a lei de Murphy: se você quer viajar de quarta à sábado, a passagem barata (vamos trabalhar com os 9 euros aí da imagem) só aparece magicamente terça, sexta e segunda. Na quarta já está 21,99 euros, no sábado não há vôos, e no domingo está 29,99 euros (se vc não der sorte aparecem vôos de quase cem euros! eu já vi!)
2. Primeira taxa: ok, você muda seus planos, perde compromissos pra fazer jus à fama de viajar bem barato: clica no nove e....? Aumentou pra 13,99? Como assim????!!! Do nada surge uma taxa extra nos seus ombros (ela pode até não existir, mas é raro). Você respira fundo e vai em frente.
3. Primeiro cadastro: nome, endereço, bla bla. Registro de pagamento: quer seguro viagem? quer levar mais bagagem? quer alugar um carro? Tem certeza? As ofertas são inúmeras. Escolhe seu cartão do banco e..... mais 5 euros? QUE?????? É isso mesmo, a não ser que você tenha um martercard prepago (que eu prontamente já solicitei no meu banco!!!!) Você necessariamente paga 5 euros de taxa a mais.
Agora me diz: porque raios anunciam um valor que é fictício?! Se em 97% dos casos você não vai pagar por ele?!! Odeio propaganda que acha que o comprador é idiota.
4. Confirmação de pagamento e leitura das regras de viagem: o permitido são 10 kilos, em 1 (UMA) bagagem e só. Não é a sua bolsa onde você guarda carteira, óculos escuros, celular e demais itens de primeira necessidade E uma mochila nas costas. Nada disso. Você se aventura pela experiência de viajar com 2 meias, 4 blusas, casacos.. tudo em você já que os seus 10 kg tem que ser criteriosamente escolhidos. 


Bom, embora já tenha comprado alguns vôos, porque apesar de tudo isso a Ryanair é a mais barata, eu ainda não peguei nenhum avião deles. Depois da primeira viagem eu volto aqui pra contar como foi.


Hasta luego!

Um comentário:

  1. é Bu, por isso que dizem que o código de defesa do consumidor brasileiro é o melhor que tem! hehehe

    tbm odeio quem acha q consumidor eh idiota! revolt total! hehhe

    ResponderExcluir