sábado, 23 de outubro de 2010

Escuela Técnica Superior de Arquitetura de Sevilla

Fachada do prédio novo
Êei, quanto tempo que não escrevo aqui, certo?! Me desculpem, estive um pouco ocupada desde que voltei de Viena, e vá lá, negligente também. Estou devendo um post sobre a faculdade, eu sei, e aqui vai! Afinal, as aulas já começaram, e os erasmus também estudam! A ETSAS (abreviação do nome da faculdade, que está ali no título) é bem grande: são quase quatro mil alunos, enquanto que de onde venho são quatrocentos, por aí percebe-se a minha surpresa com as dimensões das salas de aula e o número de estudantes. Por conta desse tanto de gente, a faculdade tem uma estrutura de matérias e cursos um tanto quanto específica: para cada asignatura (disciplina) há alguns grupos temáticos, podendo chegar a seis nas turmas de projeto, e cada grupo pode ter uns três professores. Imagina então como ficam os estrangeiros, nesse mar de opções, as vezes nem falando a língua direito. O legal é que logo na entrada fica um posto de ajuda aso erasmus, com dois alunos do último ano que falam espanhol E inglês (o que pode se considerar um tanto quanto raro) para explicar sobre os professores e essa coisa dos grupos. Veja, há uma tabela para cada ano (sim, a maioria das disciplinas são anuais e eles contam o ano acadêmico por inteiro, são cinco ao total) na qual indicam as matérias que são de manhã, as que são à tarde, o número da sala, os horários e durações das aulas.  Alguém entendeu?! Nos primeiros dias de aula o que não faltava era gente entrando na sala errada ou com o professor errado.  Pra mim foi até bom, acabei gostando muito mais do professor que eu vi primeiro (na turma errada) e depois fiz uma troca na matrícula. Há um prazo bem grande para fazer mudanças na sua inscrição, e muita gente optou por nos primeiros dias ir assistindo várias aulas pra ver qual gostava mais, mas havia o risco de não haver vaga quando de fato a pessoa fosse se inscrever. Isso é uma particularidade do curso de arquitetura e belas artes, porque muitas vezes são necessários mais do que uma cadeira em aula (nas de projeto, por exemplo, as mesas não podem ser muito pequenas) então a limitação de espaço recai sobre o número de vagas. 
No geral a organização do curso é parecida em todo lugar: há matérias de projeto, de estruturas, de materiais, de teoria, história, etc. Eu procurei aqui focar naquilo que eu acho que não foi muito bem ensinado na uff, ou em temas que me interessam e que gostaria de me aprofundar. Por fim, fiquei com Proyectos 4, Composición e Teoria de Arquitetura, além de uma optativa de palestras, onde prometeram Siza e Moneo (!!!).
Cada matéria me surpreendeu de uma forma: em projeto, a metodologia é oposta ao que estava acostumada na UFF, que é bastante intimista, com uma turma de no máximo 20 alunos. Na minha turma aqui são 110 alunos (não é brincadeira, são 110!!) e meus professores optaram por não dividir os alunos entre os três, como é o normal, então ficamos todos numa grande sala, projetando em duplas, enquanto os professores vão percorrendo as mesas e analisando os projetos, com outros quinze alunos em pé atras ouvindo seus comentários. As vezes temos aulas teóricas, odne abordam temas bastante conceituais e abstratos em projeto, o que eu gosto muito. 
Composición é uma matéria que eu nunca tinha ouvido falar de coisa parecida: é como uma teoria, mas aplicada; é na verdade um auxílio direto à projeto, na qual se estuda interpretação. A lógica seria essa: Teoria é interpretação de textos; Composición seria interpretação de imagens. O professor é excelente e tem umas sacadas filosóficas muito interessantes sobre o posicionamento do arquiteto no mundo de hoje, do papel da arquitetura, de suas possibilidades de comunicação e interação com a sociedade.. enfim, outro dia faço um post sobre arquitetura de verdade. 
A sala de leitura da biblioteca
Por último (mas não menos importante!), a aula de Teoria é mesmo uma aula, e não a enrolação que eu tive na UFF. Estudamos as idéias de arquitetos contemporâneos (os professores aqui adoram Koolhaas, Siza, Eisenmann e Moneo, dentre outros), mas vamos além: analisamos a estrutura textual, a forma de se expressar, o posicionamento das idéias, e de quebra saímos dos textos e lemos seus projetos também.  
É muito legal ver como a faculdade é viva. Os alunos estão por toda parte, lotando até mesmo aquele lugar que quase sempre fica relegado às moscas (pelo menos no rio!) - a biblioteca!!!!! Equipada com tomadas na sala de leituras, que como na foto ao lado fica cheia de notebooks, uma enormidade de livros, catalogados no portal online, e um acervo de filmes! Isso mesmo! 
Também há serviço de xérox e scanner. Os computadores com acesso à internet estão na entrada, mas não há cadeiras, eles ficam posicionados de forma que você os utilize de pé, ou seja, não por muito tempo, dando vez a outro que não levou seu próprio computador para ter acesso grátis à internet. 
Esse movimento de alunos pode-se ver desde a entrada: o hall é grande, iluminado, e cheio de informações: há quadros por toda parte com cartazes de todo tipo de evento, uma televisão onde são expostos trabalhos e notícias sobre as matérias, e ainda ontem colocaram um telão enorme junto à uma exposição sobre um a viagem de uns alunos e um trabalho realizado em marrocos. Com direito à música e tudo! Há também um laboratório/grupo de pesquisa em informática e desenho parmétrico que expões essas esculturas loucas por todos andares, cenografia que faz a escola de arquitetura ter cara de escola de arquitetura.

Uma curiosidade é o vocabulário universitário e a infinidade de falsos cognatos. Pra quem achava que brasileiro tirava de letra o querido idioma espanhol, olha isso:


(Português - espanhol)
Andar - planta.
Sala de aula - aula
Ano acadêmico - curso
Primeiro andar - planta baja (vale lembrar que em arquitetura planta baixa é um tipo de desenho técnico!)


Segundo andar - primeira planta (e assim por diante)
Matéria - asignatura
Assinatura - firma
(Sem contar os tradicionais apartamento - piso; piso - suelo; quarto - habitación; cuarto de baño - banheiro; que já fazem parte de nossso dia-a-dia..)
Que te interes de la lengua para que pueda comprender a todos, vale?!
Hasta luego, amigos!

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