quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comida, diversão e arte em Viena

Mozartgrabe
Sair de Sevilla por uns dias, depois de um mês, foi muito bom. Já aguardava ansiosamente essa viagem, pra respirar outros ares (pois é) e matar as saudades do meu pai. O tempo como sempre não brinca em serviço, Viena veio e se foi e cá estou de volta a contar como foi conhecer mais um país totalmente diferente. Foram quatro dias (dois praticamente só viajando) de muita comida boa, de muitos passeios e muitos museus. Foi a primeira viagem que eu fiz sem planejar nada. Como tinha meu pai, que já foi lá várias vezes, e também um prima que casou-se com um austríaco, relaxei e fui descobrindo a cidade aos poucos, andando pelas ruas e vendo o que mais chamava atenção. Nos últimos dias já estávamos mais espertos e escolhemos alguns pontos para visitar. Basicamente o que eu sabia de Viena antes de ir lá é que lá é bem mais frio que Sevilla, e que foi a capital européia da música clássica por um tempo considerável. Lógico que eu convenci um pai relutante a fazer um turismo mórbido e fui num dos lugares mais bucólicos e carregados de significados que acho que vou ver do lado de cá: o túmulo de Mozart. Pra quem não sabe, eu estudei música quase a minha vida inteira, e bom, mesmo quem mal sabe diferenciar um dó de um lá já ouviu falar no nome desse gênio. Singelo, sem pompas, com uma pequena estátua de um anjo e flores no formato de uma cruz, Mozart está enterrado no St. Marx Friedhof, um cemitério pequeno de Viena. 
Pois bem, além da música, a cidade também esbanja artes visuais: os museus são um escândalo! A infraestrutura é realmente impressionante, e compensada pela imensa quantidade de pessoas que os visitam - em algumas salas era até dificil de circular tamanha a quantidade de gente!. Infelizmente não conseguimos ir em todos, e também não acho que aguentaríamos, porque em cada um se desprende cerca de três horas. Escolhemos então o Albertina, que divulga pela cidade inteira as exposições de Michelangelo e Picasso, mas que me surpreendeu bastante com a obra de Walton Ford. Os audio-guias são mesmo uma bela invenção: ouvir é muito mais eficiente do que ter que ler plaquinhas das obras de arte, e então cada visita torna-se uma aula. Além disso, a maioria deles têm plaquinhas em alemão e em inglês (porque o audioguia não inclui todas as obras, então pro caso de você querer se informar..) e no Albertina tinham vídeos explicativos no meio das salas de exposições, muito legal. O Belvedere é um palácio onde eu pude ver a segunda coisa mais emocionante de Viena: o original do "O Beijo" de Klimt. Estava lá, reinante no seu lugar de honra no museu, bastante impressionante.
Der Kuss, Gustav Klimt
No último dia fugimos da cidade e fomos com minha prima e seu marido conhecer um parque enorme, a uns vinte minutos de carro. Ju, brigada pela disposição e atenção! O outono deixou o parque realmente lindo, e conseguimos por fim ver um javali!
Depois de uns dias já dá pra se situar um pouco na cidade, em Viena, como em Sevilla, usamos o rio como ponto de referência, lá, o Danúbio. A cidade é três vezes maior que Sevilla, então o centro histórico não assume uma dimensão tão grande como aqui, mas mesmo assim é sempre meu lugar preferido. As ruas estreitas, as incríveis calçadas de pedestres cercadas de lojas e bares são um perfeito exemplo de tudo aqui que a gente aprende na faculdade e que não vê quase nunca sendo posto em prática: uma relação pra lá de saudável entre patrimônio e contemporaneidade; favorecimento sempre do pedestre; transporte eficiente. Qualidade de vida, de cidade, de urbanidade, tudo de bom!




Bueno, termino agradecendo ao meu pai, por me proporcionar dias tão legais! Passou a semana em Viena à trabalho, me enchendo de orgulho.  Brigada pelos almoços e jantares sempre deliciosos, pelos passeios nessa cidade linda, por trazer todos os casacos que minha mãe mandou, e não me deixar passar frio.  Por me acompanhar num cemitério e em 8 km de caminhada. Por parar em frente às placas e tentar em vão entender alemão, e por acabarmos sempre rindo.
Te amo pai!
Auf wiedersehen!



2 comentários:

  1. adorei o post, adorei o quadro (nunca tinha visto, mas é realmente bonito) e adorei o JAVALI! nhóóóo
    timão e pumba.. tirou foto? eu quero um pra mim x)

    ResponderExcluir
  2. Querida, foi um prazer passear com vocês. Espero que tenha sido bacana. Desculpe o programa cansativo - não me dei conta que vocês já tinham caminhado tanto no dia anterior! Mas é isso aí, turista sofre!!! ;-)
    Beijocas,
    Julia

    ResponderExcluir