segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vamos a la playa!

Cádiz, na Costa da Luz, sul da España praia oceânicas.
 Imagem de: www.
canales.opinionmalaga.com
Quem tem boca vai à Roma, certo?! À Cádiz também! O plano, feito em cima da hora, parecia bom: acordar no sábado às 7 hrs da madrugada, correr pra algum terminal de ônibus em Sevilla e chegar na praia antes do almoço pra encontrar os brasileiros. Parecia bom, han?! O único problema é que sexta foi aniversário do meu compi de piso e, é claro, perdi a hora. Acordei no susto às nove e saí perguntando por aí como se chegava na praia. Rapidinho descobri que não era o terminal mais perto de mim ( o da Plaza de Armas) e sim o do Prado de San Sebastian. Tinha vaga! 9 euros e 1 h e meia de viagem depois, consegui chegar 12:30h no meu habitat natural: la playa!
Cádiz é uma cidade pequena bem no sul da Andaluzía, cercada pelo litoral, mas praia mesmo, para "bañarse," não são muitas, visto que o porto ocupa boa parte do litoral. Vou ficar devendo mais fotos, já que fiquei com preguiça de pegar a minha máquina e agora tenho que correr atrás das fotos dos brasileiros que conheci. Além do que, me irrita quando muita gente tem máquina e você tem que ficar posando pra mesma foto porque cada um quer ter a sua, então eu meio que desisto e procuro pegar com quem já tenha depois. Também recebi a sugestão de fazer um Flickr, pra armazenar, fazer backup e também divulgar mais fotos, já que aqui no blog não dá pra colocar muita coisa e nem todo mundo tem orkut ou facebook (por incrível que pareça), então assim que resolver isso aviso!

Voltando ao final de semana ensolarado, foi muito bom poder aproveitar a praia nesse último final de semana de férias (sim, as aulas começam hoje!) porque o verão está acabando e mesmo em Sevilla já sentimos que a temperatura baixou um pouquinho. A Andaluzia tem muitas praias legais, mas Cádiz tem sido o destino preferido dos Erasmus sevillanos. Mesmo assim, depois de passar o aniversário do alemão rodeada de belgas, italianos, alemães e etc, eu já estava era com falta de falar português (Luana foi pra Faro no final da semana), e foi muito legal conhecer os brasileiros. Éramos duas cariocas (eu e Vanesa, a outra brasileira que veio com a gente da UFF), duas gaúchas e três cearenses e eu estou começando a me surpreender com a quantidade de brasileiros que vieram pra Sevilla. 
O sol estava forte e todo mundo conseguiu o bronzeado que queria, eu que abusei e fiquei vermelha! 
Na falta das minhas próprias fotos, por hora fico com as
do google mesmo. A mesquita de Cádiz lá no
 fundo destacando-se na paisagem.
A cidade em si lembra muito Sevilla, com as ruas estreitas e os prediozinhos coloridos, e é a cidade mais antiga da Europa!!  Pernoitamos num albergue e no domingo arriscamos um tour de graça que ofereciam.. valeu pelas risadas! O tal guia falava um inglês mal e porcamente e era metido a engraçadinho, mas até que deu pra aprender que a base da culinária de Cádiz é o tubarão, o atum e um tal marisco e que um filme do 007 com a Hally Berry foi gravado em uma das praias de lá (e diz ele que foi figurante, e morreu quatro vezes! haha). 
A mesquita de Cádiz é muito impressionante, e talvez uma das igrejas mais bonitas que eu já vi (pelo visto bem no sul da espanha quase toda igreja católica foi um dia uma mesquita). 
Era absolutamente enorme, e por dentro era toda trabalhada em pedra branca, parecendo mais um salão de festas muito pomposo do que uma igreja em si, e muito bonito. Ah, andando pelas ruas da cidade o que vimos? um casamento! (quais são as chances?!) A noiva tinha mechas roxas no cabelo, o bouquet tinha flores roxas e quando a vimos saindo da igreja, ela estava fumando! Mas é sempre muito engraçado ver o figurino que as españolas usam nessas festas. 
O andaluz falado em Cádiz é ainda mais indecifrável que o de Sevilla, as consoantes praticamente não são pronunciadas e todo fala torna-se quase um canto, mas pedir qualquer informação é bem torturante. 
Foi legal descobrir que a cidade tem outros pontos turísticos além das praias, mas foi muito bom pegar um solzinho, mergulhar no mar gelado e descansar bastante. 
Por vim voltamos, de energias renovadas!

As aulas começam hoje, pra quem já estava preocupado achando que eu tinha ignorado elas! (A pergunta que eu mais recebo é: "as aulas já começaram?")  Assim que der faço um post sobre a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário