quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Curiosidades - parte 2

Detalhe da arquitetura árabe
Mais algumas curiosidades que andei pescando por aí:
1. Tudo bem que o meu espanhol não é o melhor do mundo, mas estou surpresa com a quantidade de estudantes que vem pra cá sem falar uma palavra de espanhol! Ainda bem que na maioria dos casos o inglês salva..
2. Os horários aqui não são escritos com dois pontos, como 12:30h, e sim com vírgula! Dá pra confundir e pensar que é dinheiro: 12,30h.
3. Os ônibus aqui são ecológicos: são movidos com Gás Natural Comprimido.
4. O supermercados também o são(!): cobram pela sacola plástica. É bem pouquinho, mas vale a iniciativa.
5. As portas de alguns estabelecimentos aqui abrem pra fora, pena que eu só fui descobrir isso depois de ficar uns 5 minutos em frente a um banco empurrando a porta até que um senhor me ensinou como se abrir: puxando. ¬¬ Vontade de abrir um buraco no chão e enfiar a cabeça?!
6. O nome das ruas aqui não são escritos em placas nas esquinas, mas nas próprias edificações, e cada letra é azul ocupa um azulejo branco, fica bem bonito, mas se o nome da rua é grande ocupa bastante espaço.             7. Sabe quando a gente cumprimenta uma pessoa e dá dois beijinhos nas bochechas? Começamos pelo lado direito, certo?! Errado. Conheci vários estudantes que cumprimentam assim começando pelo lado esquerdo.                  8. Outro dia fui visitar o Archivo General de Índias e ao assistir um vídeo sobre sua história descobri que nele está guardado o original TRATADO DE TORDESILHAS! Vou ver se consego vê-lo.
9. O mais estranho pra mim do andalúz (o espanhol falado na Andalucía) não é o corte que fazem no fim das palavras, e sim o modo de falar o som de "c" com a língua entre os dentes, semelhante ao "th" do inlgês.
10. Não é irritante quando compramos algo que custa 1,99 reais e na verdade pagamos 2, porque não há troco?! Aqui isso não acontece. A menor nota é de 5 euros, e as moedas são amplamente utilizadas, 50, 20, 10, 5, 2 e até mesmo 1 euro aparece muito no meu porta-moedas.

11. As inscrições na faculdade tem um prazo bem razoável para serem feitas, e que se estende além do começo das aulas: o objetivo é que você assista algumas aulas aulas distintas com professores distintos pra ver qual você gosta mais. Na arquitetura e na belas artes há certas limitações pra isso, porque se na aula utiliza-se prancheta ou cavalete o número de vagas é limitado e aí é igual à UFF, tem que correr pra garantir sua vaga.


As curiosidades mais interessantes têm sido na verdade acerca da impressão que os europeus tem do Brasil. Mais de uma vez me perguntaram se eu não falava espanhol (como língua mãe) e se eu dançava samba. Ao falar que sou do Rio, uma polonesa me perguntou se eu morava perto de alguma favela. Um francês me disse que o Brasil está muito na moda e ficou me perguntando como era o governo do Lula. Uma menina alemã me disse que as brasileiras são consideradas muito bonitas, (e quando eu achei que ela ia falar das mulatas e tal) vê-se pela quantidade de modelos brasileiras de sucesso, como a Gisele Bundchen, que bem.. é de origem alemã.
No geral tem sido bem curioso ser a única brasileira (e sul-americana) em algumas rodas de conversas e perceber a curiosidade que eles têm sobre um país assim são "exótico"!
Dá-lhe erasmus!

5 comentários:

  1. "pena que eu só fui descobrir isso depois de ficar uns 5 minutos em frente a um banco empurrando a porta até que um senhor me ensinou como se abrir: puxando. ¬¬" UHAUHAHHAUHA consigo MUITO te visualizar fazendo isso UAAHUAHHUA Adoreiii o post, amiga!! Tá mandando muito bem nas letrinhas hein hauhaa ;) beijooo

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, lu!!

    o nº 5.. é bem você! vc tentando abrir a porta, e quando viu q se abria pra fora.. hahaha.. imagino sua cara toda vermelha falando: obrigada, gracias, thanks.. sei la.. ahuahu

    cara, o que mais gostei foi o n° 8!!! como assim o TRATADO DE TORDESILHAS ORIGINAL??? i wantttt it so badd x))
    sério, tenta tirar foto!!

    quanto a falar espanhol no brasil.. putz.. mandaram mal! ahuahuahau o brasil não é um país tão pequeno assim.. rum ¬¬

    arquitetura árabe rules.. já pensou em uma excursão ao Marrocos? quero um souvenir!! hauahu
    :**

    bjos e saudades
    Layla.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHA
    TIVE QUE POSTAR DE NOVO!!

    juro que não tinha lido o que a cissa escreveu pra não influenciar meu post e eu acabar escrevendo repetido... massss... AUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    luisou na porta do banco, inevitável!!

    te amo lu!

    ResponderExcluir
  4. ok.. foi bem isso mesmo! ahuiahiuah mas sério, PORQUE RAIOS A PORTA ABRE PRA FORA???!!! regra número 1 do projeto de arquitetura: porta abre pra dentro! ahuiahiuahiuahiuaha ng merece..

    e eu falei foi gracias mesmo! ahuiahiuaha

    agora imagina a cara das pessoas dentro do banco me olhando do lado de fora! ahuiahiuah
    e nenhuma alma gentil pra ir lá e abrir!!! ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Acho que a porta abra pra fora pra facilitar em caso de fuga... só pode... Lulu!!! Fico rindo muito com os seus posts! E imaginando você fazendo as coisas! Quero q vc poste muitas fotos!!!
    beijos
    Cinthia

    ResponderExcluir