segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pernas pra que te quero?! O metrô vai dominar o mundo.

Não foi no Rio de Janeiro que tudo começou, embora eu seja uma (quase) carioca da gema (aham, cláudia..) aaah, foi em Londres. Hoje em dia não dá pra circular numa grande cidade européia sem disfrutar dessa sensação de... minhoca. Desculpa, não consigo pensar em outra palavra. Lá vai você espremer-se por debaixo da terra e.. ok, parei. Eu vim pra falar bem do metrô, e seu eu não admitir suas vantagens meus fiéis companheiros de turismo me matam. Então vá lá:
No começo foi uma coisa linda, numa cidade conto de fadas, tudo limpo, claro, civilizado, ainda por cima em alemão, uma coisa assim.. rica. Ah é, esqueci de dizer que antes de me aventurar por Londres eu passei no humilde metrô de Viena, e ainda ganhei um comentário de uma amiga viajada no facebook: "ih, Luísa, vc não viu naada!" ¬¬ Lá fui eu me meter no desenhado London Underground. O mapa deu tão certo que virou marca, há estampas dele por todo canto. Os mapas são sempre assim... didáticos. Aliás, se tem uma coisa que eu não posso reclamar de metrô é a eficiência. Não só de serviço, mas de comunicação! É uma lição viva de comunicação visual. Os mapas são sempre assim coloridinhos e fáceis de entender; nas estações sempre tem placas orientando seu caminho pelos túneis e inclusive relógios dizendo o quanto você ainda tem que esperar. Em Londres está escrito naquela faixa amarela antes da pista: "mind the gap" e também é falado por uma voz quando você entra ou sai do metrô. Claro, Mind the Gap também virou marca. Significa algo do tipo, "se liga na faixa" numa tradução bem porcaria.

Era de dar medo, juro. Você entra na estação e não desce uma escada rolante, desce umas três! Além do que elas são GIGANTES! Dá pra se sentir naquelas histórias de viagem ao centro da terra..
Ainda bem que as estações são projetadas pra serem bem iluminadas e sinalizadas, senão estávamos todos ferrados. Ah, é uma coisa fofa quando tem gente tocando música dentro da estação. Eu mesma ousei tocar umas noticas no teclado de um tal muito simpático entre o Hyde Park e o Tâmisa.

Bom, depois de voltar ao Reino Encantado de Sevilla e passear pelas doces Zaragoza e Bilbao antes do Reveillón, lá fui eu fazer turismo no metrô de Barcelona:
Repare bem nas bolinhas que viram feijões: isso se chama conexão. Posso reclamar um pouco? Se tem coisa pior que deixar de ver a cidade pra chegar mais rápido lá e cá (o que é totalmente aceitável, admito) é deixar de ver a cidade pra bater perna no.... SUBSOLO! É sério!! lá vamos nós percorrer os túneis subterrâneos já não mais limpos, bonitos e sedosos como os de Viena, pra pegar o próximo trem. Há quem diga que dá pra percorrer Barcelona inteira por aí debaixo, mas eu prefico bater perna nos bem cortados quarteirões com esquinas em 45º que eu tanto estudei na faculdade.
Achou que tinha visto de tudo nessa vida? Bem vindo ao mapa do metrô de Paris!!!!!! Isso sim é tecnología da comunicação!! Numa mesma sequencia de linhas e cores, você quizá encontra as linhas de metro de trem e o que mais você quiser. Os trens são rápidos, mas os vagões, antiquíssimos, às vezes me sentia num filme daqueles antigos, con trens e tal, sabe?! Mas láa embaixo da terra. Algumas linhas são bem longas, mas você pode acompanhar seu destino pelas bolinhas que marcam cada estação: elas vão acendendo conforme o trem passa, legal e bem útil.
Algumas outras curiosidades: 
Tem bancos que ficam perto da porta que não são bancos de verdade, quando o metrô lota você se levanta e enconsta ele. E olha que o metrô lota bastante!! Contei nos dedos as vezes que consegui sentar. Rio de Janeiro feelings. 
O que não lembra o Rio nem um pouco é a organização da escada rolante. Lado direito se você quer ir com calma no seu degrauzinho, lado esquerdo se você é apressadinho. 
Temperatura: viajar no inverno dá nisso, ar puro congelando e você com mil casacos. Metro aos vinte e todos graus e você.. com mil casacos. Depois de um tempo você se cansa de tirar e no máaximo fica sem gorro e luvas, porque senão vc sufoca...


Enfim, deslocamento rápido, quando o tempo é curto = saldo positivo. Vamos torcer pra que essa facilidade da vida urbana moderna chegue logo no Rio de demais "Brasis" e eu saiba aproveitá-lo é muito bem.


Beijos!

2 comentários:

  1. aeee!! cá estou again!
    fui ler um email seu que ja chegou a algum tempo, sobre rio2020, e no final la estava sua assinatura de e-mail que tanto zuamos, mas que no final faz mesmo a diferença e me lembra de entrar no blog pra checar as novidades!
    Texto muito bom lu.. sempre com o seu olhar arquitetônico, é bom aprender sempre um pouco (esquinas em 45°, céus!)
    ai.. não conheci o metro de london, mas o de paris.. eu achei muito bom!! no quesito deslocamento.. sério, vc quase não precisa andar!! hahaha!! e isso tudo por 5 euros num passe de dois dias! tudo bem que eles poderiam melhorar os vagões né!? realmente é bem velho... mas e quem disse que eu não curto coisas antigas? sim! eu amei as estações em arco e ladrilho.. achei bem lindinhas, cada uma com desenhos diferentes.. e afinal de contas, eu estava em paris! a cidade luuzzz.. x)
    e pensar que o metro-rio é apenas duas linhas coloridas nesse palheiro europeu! um dia a gente chega lá!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  2. sério, manda esse texto pro prefeito, pro governador, o que for preciso!! Tinha que ser assim aqui também!
    Não deixo de ter esperanças...quem sabe um dia metro Niterói-Rio? hahaha
    Muito bom a escada rolante, e seus devidos lados!!
    beijos

    ResponderExcluir